Projeto “BeyondSilos” – Apresentação formal aos parceiros

Decorreu no passado dia 15 de maio, na Escola das Profissões e do Desporto da Amadora e no âmbito da Sessão Plenária do Conselho Local de Ação Social da Amadora, a apresentação formal, aos parceiros do Município, do projeto europeu “BeyondSilos – Learning from integrated Ecare practice and promoting deployment in European Regions”.

O projeto tem por base uma candidatura à Comissão Europeia - ao “ICT Policy Support Programme – Competitiveness and Innovation Framework Programme”, elaborada pela Câmara Municipal da Amadora, pela Santa Casa da Misericórdia da Amadora e pela PT– Portugal Telecom, com o objetivo de implementar um projeto piloto no Município que pretende desenvolver uma plataforma tecnológica de cuidados integrados para a população sénior, juntando as três principais áreas de intervenção (social care, health care e self-care), e de forma a permitir uma vida com maior independência dentro da comunidade, fomentando ao mesmo tempo uma maior e mais eficaz articulação na prestação de serviços sociais e na prestação de serviços de saúde.

Pretende-se, com este projeto, melhorar a capacidade dos seniores para gerir as suas dificuldades e fragilidades no ambiente doméstico.

O projeto terá a duração de 36 meses e a tecnologia a desenvolver para experimentação junto com idosos isolados e/ou em situação de dependência (prevê-se a experimentação junto de 150 idosos) será da responsabilidade da PT. A Autarquia e a SCMA ficam responsáveis pela execução e avaliação do projeto, assim como a elaboração de um plano de formação para cuidadores formais e informais.

Para além da Amadora, ao nível europeu serão desenvolvidos mais 6 projetos piloto em várias regiões: Belfast (Irlanda do Norte), Sofia (Bulgária), Badalona e Valência (Espanha), Campania (Itália) e Kingzital (Alemanha).

 

Via the newsletter of the municipality of Amadora, 26 May 2014.